• Tratamento Térmico Industrial

O Tratamento térmico localizado é feito através de resistências elétricas instaladas na região a ser tratada, com controle de corrente e temperatura para aquecer, manter o patamar de homogeneização e resfriar dentro de parâmetros especificados por normas referentes.

O objetivo deste tratamento térmico é aliviar, diminuir ou pelo menos manter o mesmo nível de tensão mecânica residual depois de processos de soldagem entre partes metálicas que são causados devido à alta temperatura na junta soldada e partes próximas que ainda se encontram em temperaturas praticamente ambiente e manter também outras propriedades mecânicas do metal que tinham antes do processo de soldagem.

Como a dilatação mecânica dos metais é proporcional à temperatura, a dilatação do local de alta é maior que regiões próximas com temperatura baixa, chamadas de ZTA (zona termicamente afetada) causando tensões entre estas regiões.

Estas tensões mecânicas residuais com alto nível de valor, somado ao grau de esforço e repetibilidade de movimento durante a utilização da estrutura, pode causar microfissuras internas que podem gerar trincas gradativamente e até o rompimento da estrutura soldada.

O ciclo térmico é composto pelo aquecimento controlado do local até atingir temperatura especificada que deverá ser abaixo da temperatura crítica de transformação do metal, pelo patamar que consiste em manter o local aquecido nesta temperatura durante algum tempo e o pelo resfriamento também controlado pois no caso de resfriamento rápido pode causar endurecimento do metal ou muito lento causar o amolecimento.

Contatos

Onde Estamos

  • Rua Gedivaldo Calixto de Souza, 236

  • Vila Nova York - São Paulo, SP

  • CEP: 03479-030

Todos os Direitos Reservados | 2020